O Urbano na Rede

Como a Teoria Sociológica Urbana Pode Ler as Cidades do Ciberespaço

 Ariel G. Foina

“A mobilidade [tanto física quanto virtual] tornou-se o fator de estratificação mais poderoso e mais cobiçado” (Bauman, 1999), e a questão da mobilidade é a questão central do ambiente Urbano contemporâneo (tridimensional ou virtual). Cidades Globais e Metrópoles se contrapõem em função deste ponto fundamental (principalmente quanto à mobilidade do capital).

Podemos observar, ao compreender o papel da informação enquanto mercadoria e dos meios de exploração do tempo de acesso, que a concepção Weberiana da Cidade como meio de dominação se repete na “Cidade Virtual”.

Acima de tudo, não há a necessidade de se adaptar a teoria urbana de Castells para que esta sirva como referencial teórico sob o qual se possa fazer uma leitura urbana das Cidades Virtuais, pois a teoria em si é suficiente, cabendo a ela apenas a atualização oriunda da data em que foi formulada.

O estudo deste tipo de espaço é relevante no sentido que “no ciberespaço os corpos não interessam, embora o ciberespaço interesse (…) para a vida dos corpos” isto é, para a vida dos milhões de usuários que acessam diariamente as redes globais de informação. Além disso, o urbano virtual deve ser visto também como parte importante para se compreender o fenômeno das elites em isolamento e do urbano como espaço de conflito social.

Em verdade, este ensaio não tem a pretensão de esgotar o tema nem de oferecer verdades acabadas. Aqui apenas se arriscou alguns exercícios de se utilizar a teoria sociológica, muitas vezes tida como obsoleta, para estudar fenômenos que eram inimagináveis no ato da concepção destas “velhas” teorias. Acima de tudo, se é possível extrair uma conclusão, é a de que, mesmo para esses fenômenos Ultra-Tecnológicos, a teoria clássica ainda tem relevante serventia.

Fonte: http://vsites.unb.br/ics/sol/urbanidades/arielfoina.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s