Arte: Leonardo Da Vinci

Leonardo e a temática na questão da natureza

Da Vinci se destaca pela insaciável curiosidade pelas questões que circundavam sua vida. Isso permitiu que ele explorasse as formas e a diversidade da natureza, do homem e a relação deles no campo científico.

A mesma curiosidade de buscar um embasamento científico para suas dúvidas encontrou na arte a busca por novas formas, aquela que propiciasse maior liberdade nas formas, uma percepção mais natural e realista.

Assim, com a técnica do sfumatto, Da Vinci permitiu uma composição tão realística e impressionante, devido a formas pouco definidas, o que eliminou a rigidez das mesmas.

Essa fusão das formas explora a percepção dos leitores mistificando a intenção da obra. A forma natural permitida por tal técnica ressalta a riqueza de detalhes e interpretações, as quais Leonardo explorou sabiamente.

Mona Lisa (1503-1507)
Mona Lisa (1503-1507)

Há muito por trás da obra “Mona Lisa” (1503-1507), esta que empregada de subjetividade em sua face, permite identificar como o autor tematizou as formas naturais.

A paisagem ao fundo da composição é essencial para que possamos analisar a expressão da face de Mona Lisa, pois há um desnível entre o lado esquerdo e direito, com a figura na parte central.

Isso permite que ao observarmos a imagem de diferentes ângulos, sempre teremos a impressão de que o olhar de Mona Lisa nos acompanhe, assim como a expressão do sorriso, que parece variar.

Dotadas de uma naturalidade jamais experimentada em sua época, as obras de Leonardo Da Vinci modificaram a percepção das formas e a técnica que permite seu vislumbramento.

.

.

Em breve trarei mais análises de obras e um pouco mais sobre os movimentos artisticos e seus expoentes. Boa Leitura!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s